Especialidades

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O que você encontra aqui na Communicat

IMGL9721

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia é a ciência que cuida de todos os processos de comunicação humana e seu desenvolvimento, da sucção do leite materno à deglutição na melhor idade. Tem como objeto de estudo a comunicação humana, em todas as suas dimensões. Seu campo de ação envolve o desenvolvimento, as dificuldades e o aperfeiçoamento das habilidades comunicativas. É responsável por promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação/reabilitação), monitoramento e aperfeiçoamento de aspectos fonoaudiólogicos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na linguagem oral e escrita, na articulação da fala, na voz, na fluência, no sistema miofuncional orofacial e cervical e na deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.
Na Communicat nosso serviço de fonoaudiologia dispõe de vários recursos e formações terapêuticas para potencializar e proporcionar o que há de melhor para o desenvolvimento de nossos pacientes.

“SER FONO É CUIDAR DA COMUNICAÇÃO HUMANA EM TODAS AS ETAPAS DA VIDA”

 

Recursos e Técnicas:

◦ Laserterapia Sistêmica e Local
◦ Bandagem Tegumentar
◦ Prompt Níveis I e II – Prompts of Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets
◦ DTTC – Dynamic zand Tactil Cueling
◦ Rest-Rapid Syllable Transition Treatment
◦ Método dos Dedinhos
◦ PECS (Picture Exchange Communication System – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras)
◦ PODD ( Pragmatic Organisation Dynamic Display - Pranchas Dinâmicas com Organização Pragmática)
◦ PEP-R ( Perfil Psicoeducacional Revisado – avaliação para crianças com transtorno do espectro do autismo(TEA) e atrasos do desenvolvimento)
◦ Programa Baby Signs ( Programa de comunicação com gestos para crianças ouvintes)
◦ Básico em Integração Sensorial para Fonoaudiólogo.
◦ Abordagem Neuropediátrica Oromotoras e posturais baseadas em Castillo Morales e Bobath
◦ Metodologia Verbotonal (Abordagem Multisensorial desenvolvido para crianças com surdez

Novo Projeto

Pedagogia

As profissionais em pedagogia atuam como aplicadoras nos modelos de intervenção utilizados na clínica para tratar os atrasos do desenvolvimento em função de desordens no neurodesenvolvimento através dos modelos DIR/Floortime e Denver. Todas essas profissionais são previamente treinadas, recebem supervisão especializada, assim como possuem formação teórica básica dentro dos modelos.

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Fisioterapia

A Fisioterapia Neuropediátrica trata por meio de estímulos o desenvolvimento neuropsicomotor. O público alvo são crianças e adolescentes que possuem alterações neurológicas, sendo essa congênita ou adquirida. Ela potencializa o processo da neuroplasticidade e estímulo de funções motoras que estão comprometidas em decorrência do mal funcionamento do Sistema Nervoso Central e Periférico. A reabilitação na clínica Communicat  conta com o Método Therasuit. Esse protocolo tem como objetivo o tratamento neurointensivo, atuando nas dificuldades, potencializando o paciente de maneira individual, diminuindo os reflexos patológicos e estabilização dos padrões funcionais e adequando o movimento. Nosso intuito é a estimulação precoce, minimizando os atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor.

 

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Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é a área responsável por promover a saúde e bem-estar das pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores. A intervenção estimula a participação ativa dos pacientes ao longo do processo terapêutico com o intuito de auxiliar os indivíduos na recuperação das suas capacidades funcionais e sociais. A intervenção na clínica Communicat conta com a Integração Sensorial que é uma técnica que atua no processo neurobiológico para promover a capacidade de processar, organizar, interpretar sensações e responder de maneira apropriada ao ambiente. Ela permite que os sentidos forneçam informações acerca das condições físicas do corpo e do ambiente e, portanto, possibilita a criança experimentar o corpo nas ações e nas atividades do dia-a-dia. Em contraste, a Disfunção de Integração Sensorial é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada adequadamente no cérebro. E pode produzir vários graus de problemas no desenvolvimento, no processamento da informação, no comportamento e na aprendizagem tanto motora quanto conceitual.

 

Indicações

◦ TEA (Transtorno do Espectro Autista)
◦ Síndrome de Down
◦ Paralisia Cerebral
◦ Surdez
◦ Deficiência Intelectual
◦ Motricidade Orofacial
◦ Transtornos Motores da Fala: Apraxia de Fala, Atraso Motor de Fala e Disartria
◦ Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL)
◦ Transtornos dos Sons da Fala
◦ Processamento Auditivo Central
◦ Seletividade e Dificuldades Alimentares
◦ Disfagia Orofaríngea Neurogênica
◦ Comunicação Suplementar e Alternativa

Recursos e Técnicas

◦ Laserterapia Sistêmica e Local
◦ Bandagem Tegumentar
◦ Prompt Níveis I e II – Prompts of Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets
◦ DTTC – Dynamic zand Tactil Cueling
◦ Rest-Rapid Syllable Transition Treatment
◦ Método dos Dedinhos
◦ PECS (Picture Exchange Communication System – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras)
◦ PODD ( Pragmatic Organisation Dynamic Display – Pranchas Dinâmicas com Organização Pragmática)
◦ PEP-R ( Perfil Psicoeducacional Revisado – avaliação para crianças com transtorno do espectro do autismo(TEA) e atrasos do desenvolvimento)
◦ Programa Baby Signs ( Programa de comunicação com gestos para crianças ouvintes)
◦ Básico em Integração Sensorial para Fonoaudiólogo.
◦ Abordagem Neuropediátrica Oromotoras e posturais baseadas em Castillo Morales e Bobath
◦ Metodologia Verbotonal (Abordagem Multisensorial desenvolvido para crianças com surdez

Modelos de intervenção

Modelos de Intervenção Para Crianças com Atraso no Desenvolvimento com ênfase no TEA.

Atendimento individualizado e abrangente tanto na clínica, como em casa ou na escola.
São considerados o treinamento e a orientação familiar, discussão e objetivos alinhados com profissionais de outras áreas, que atendem a criança, e a supervisão de profissionais com robusta experiência.

Modelo Denver de Intervenção Precoce:

A abordagem denominada Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM – Early Start Denver Model) é indicada para crianças com autismo entre 12 e 60 meses e se propõe a reduzir os sintomas, assim como preparar, apoiar, recompensar, aumentar as iniciativas e ajudar no desenvolvimento da criança em todos os domínios(cognitivo, social, emocional, linguístico). São enfocados os domínios: comunicação receptiva e expressiva, competências sociais, competências de jogo, competências motoras finas, competências motoras grossas e comportamento adaptativo. A implementação começa com a avaliação personalizada, sendo levantadas as competências atuais da criança, tomando por base o checklist curriculum. A etapa seguinte é a formulação dos objetivos de aprendizagem a curto prazo. Inicia-se uma intervenção intensiva e ao final de 12 semanas é realizada uma nova avaliação para a definição de novos objetivos focados em tarefas de desenvolvimento.

Modelo DIR/Floortime

A abordagem denominada Modelo DIR/Floortime é um modelo de desenvolvimento humano que apresenta etapas ou capacidades básicas funcionais, os quais todas as crianças passam ao longo de suas vidas. Os criadores afirmam que o desenvolvimento não acontece de forma isolada e podem impactar umas nas outras, portanto é necessário observar o sujeito como um todo. O objetivo é construir uma base para o desenvolvimento emocional intelectual e social, ao invéz de focar em habilidades ou comportamentos isolados através de uma linguagem simples, podendo incluir familiares e profissionais de diversas áreas. Floortime significa “Tempo de Chão”, técnica central do DIR, é ao mesmo tempo uma filosofia e uma técnica onde os cuidadores seguem os interesses emocionais das crianças, criam estados aumentados de prazer em interações lúdicas para envolver e se conectar com a criança e desenvolver interações personalizadas com as capacidades motoras e processamento sensorial únicos.